Como
Estrela na Terra é um filme que se passa na Índia e trata da história de
Ishaan, uma criança de nove anos que sofre com dislexia que é um transtorno
Neuro-funcional ou um distúrbio de aprendizagem, é definida como uma
dificuldade relacionada à aquisição e ao desenvolvimento da leitura, da
escrita, do soletrar e também da matemática comprometendo assim seu
aprendizado. Suas características principais consistem em desorganização,
letras com traçado incorreto erros ortográficos, sentenças incompletas, erros
gramaticais e dificuldade para copiar do quadro negro ou de livro, além de
lentidão na escrita.
Ishaan em
sua condição de dislexo sofre com a incompreensão dos professores, da escola,
da família e é visto como uma criança antissociável e indisciplinado devido aos
problemas em que constantemente se envolve. Membro de uma família em que o pai
é autoritário e agressivo que se preocupa apenas com o trabalhar, pagar as
contas e uma mãe extremamente submissa não percebe o dilema vivido pelo filho,
a escola e os professores por sua vez infelizmente como ainda é muito comum nos
dias de hoje o viam da mesma forma.
A escola
enquanto instituição muito tradicional tinha seu ensino voltado para o mercado
de trabalho e junto ao seu corpo docente, “professores assassinos’’ tinham
dificuldade de lidar com o diferente e como medida disciplinar usavam os
castigos físicos e psicológicos que só reforçavam a sensação de inferioridade
de quem já vivia em um mundo tão particular”. Após repetir pela segunda vez a
terceira série hoje 4º ano e diante de resultados negativos apontados pela
escola, o pai resolve transferi-lo para um colégio interno por acreditar que
parte do seu fracasso escolar era devido aos cuidados excessivos da mãe que
mesmo não concordando com algumas atitudes do marido em relação à Ishaan não o
contrariava.
Sua ida
para o internato foi frustrante uma vez que além de ser um ambiente novo teria
que conviver com a ausência da família, e no contexto pedagógico era igual ou
pior a escola anterior, professores tradicionais, detentores do saber e tinham
as crianças como depósito de conteúdos. Mesmo Ishaan sendo anonimamente um
artista nato tinha problemas nas aulas devido à dislexia que o impedia de
seguir comandos e acabava sendo alvo da palmatória um dos castigos prediletos
dos professores de Artes e Matemática.
Em meio a
tanto sofrimento, chega um determinado momento em que a escola substitui sem se
dar conta o professor de Artes por um verdadeiro educador (Rajam) que chega com
um método totalmente inovador fugindo por completo do tradicional, e com suas
aulas envolventes logo percebe que há algo diferente com Ishaan que não
interage e passa a observa-lo mais atentamente. Enquanto educador e
comprometido com seu trabalho começa a perceber que este não está no mesmo
nível da turma, e consciente de que ensinar e aprender pela lógica da inclusão
requer alguns desafios bem como desenvolver algumas habilidades e competências,
Rajam contrariando a direção e demais colegas vai à busca do histórico escolar
e familiar deste ser cognocente na tentativa de levantar dados que o ajude a
compreendê-lo e dessa forma adotar um procedimento educacional adequado para
que o mesmo venha a se desenvolver.
Durante sua
busca, julga necessária uma análise de todos os seus cadernos onde percebe uma
semelhança nos erros cometidos por Ishaan desde sua escola anterior. Grafia
semelhante: b/d, p/q, sons semelhantes: d/ t, v/f, repetição: caramemelo/
bananana etc. Diante de tais indícios o professor educador constata que o mesmo
sofre de dislexia e após uma longa conversa com seus pais retorna ao internato
e dá início a um trabalho de resgate da autoestima, e através da ludicidade,
resgata paulatinamente sua autoconfiança utilizando suas próprias obras de arte
e grandes nomes da pintura que assim como ele tiveram dificuldade de leitura e
escrita. Após esse processo Rajam utiliza o método Montessori ano para
d0,35cmar início à alfabetização propriamente dita quebrando barreiras,
paradigmas educacionais e provando que desde sempre a parceria família / escola
é indispensável para a eficácia da aprendizagem significativa, o que até hoje
vem sendo um dos maiores fatores do insucesso escolar por falta de
conscientização de ambas as partes sobre tal importância. Por tanto, percebe-se
que o filme Como Estrela na terra é uma mensagem para nós educadores e para o
mundo no sentido de mostrar qual o nosso real papel com relação à formação do
ser humano.
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